Dor Crônica

O que é Dor Crônica?

 

De forma acadêmica a dor pode ser dividida pelo seu tempo de duração.

 

  • Dores que estão presentes por até duas semanas são chamadas de agudas.
  • As dores presentes de duas semanas à três meses são chamadas de subagudas.
  • Dores presentes há mais de 3 meses passam a ter o nome de dor crônica.

 

Existem autores que consideram como crônica uma dor há mais de seis meses de presença. Mas independente da relação temporal, dor crônica é uma dor que está presente por mais tempo do que levaria de forma habitual. É quando o tempo previsto ou estimado para que a dor tivesse ido embora já tivesse esgotado, mas a dor continua lá. Hoje temos preferido chamar a dor crônica pelo nome de dor persistente.

E por quê? Porque algumas pessoas podem imaginar que por se tratar de crônica ela nunca irá embora, fato que nem sempre representa uma verdade. O importante é que você saiba que uma dor persistente está muito menos associada à lesão ou dano e muito mais associada a um aumento de sensibilidade no sistema nervoso central.

É um tipo de dor influenciada por múltiplos fatores, como as nossas emoções, comportamentos, nossas crenças, memória, aprendizado e estilo de vida. Ou seja, tratar uma dor persistente é mais do que tratar uma área, mas sim utilizar estratégias multifatoriais que abordem cada um desses aspectos. Isso explica porque muitos tratamentos não funcionam e a pessoa continua com dor. Provavelmente só abordaram um dos aspectos fundamentais para que ela melhore.

Venha conhecer o trabalho da Physiodor para pessoas com uma dor persistente.

Nossas unidades

Asa Sul

Endereço:

SEPS SEP sul, 709/909 Lt A

Asa Sul, Brasília – DF | 70390-095

 

Telefone:

3264-1144

Taguatinga Sul

Endereço:

QSE 11 – LT 01 LJ 01, St. E Sul

Taguatinga Sul – DF

 

Telefone:

3356-0162 | 9 9623-8998