Tipos de Dor

As pessoas que sofrem há muito tempo com dores precisam conhecer mais sobre dor. Isso já é um consenso entre várias organizações mundiais que cuidam do assunto. Isso porque a educação em dor é uma ferramenta muito útil para que possamos enfrenta-la e combate-la de maneira mais eficaz.

A dor neuropática é uma dor causada pela lesão significativa de um nervo, seja ele periférico ou central. Pode ocorrer a compressão do nervo próximo à sua saída na coluna vertebral (radiculopatia), parte do seu trajeto (como em algumas doenças, como a hanseníase) ou de um nervo mais central. Nesse tipo de problema, além da dor, as pessoas se queixam de perturbações na força muscular e também na capacidade de perceber tato e temperatura na área afetada.

É a dor produzida por qualquer tecido que não seja o nervo, proveniente do estímulo a nociceptores, receptores de perigo. Em geral, serve para alertar o corpo de que existe alguma coisa errada acontecendo. Pode ser uma dor que vem da pele, de um músculo, um órgão, de um ligamento, etc. São dores de características mais mecânicas e que se associam a traumas, lesões, inflamações.

É a dor proveniente do aumento da sensibilidade do sistema nervoso central e, possivelmente, a mais associada a dores de longa duração. Nesse caso é como se a lesão inicial já tivesse cicatrizado / curado e o sistema nervoso central continuasse produzindo dor. É uma dor de característica mais desproporcional, mais difícil de ser explicada.

Nossas unidades

Asa Sul

Endereço:

SEPS SEP sul, 709/909 Lt A

Asa Sul, Brasília – DF | 70390-095

 

Telefone:

3264-1144

Taguatinga Sul

Endereço:

QSE 11 – LT 01 LJ 01, St. E Sul

Taguatinga Sul – DF

 

Telefone:

3356-0162 | 9 9623-8998